A massagem relaxante terapêutica é um conjunto de técnicas de massoterapia, que baseia-se na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo humano de forma a eliminar a fadiga, criando sensações agradáveis e estimulando as defesas do organismo. Vem cada vez mais sendo prescrita por médicos e massagistas relaxantes para complementar os tratamentos médicos convencionais nos casos de doenças, contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documentam sua eficácia.
Essa massagem reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.
A massagem relaxante envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. A massagem relaxante suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.

Massagens relaxantes acabam com o Estresse

O estresse é o principal componente da vida moderna e age de forma muito negativa sobre a saúde. O desgaste físico e emocional ataca as defesas do organismo e se manifesta principalmente através das dores de cabeça, dores musculares e alterações cardiovasculares. Durante os protocolos, a massagem relaxante é realizada através de movimentos suaves, porém firmes sobre os tecidos do corpo e proporciona relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea e alívio das tensões.
Os massagistas utilizam as mãos para encontrar e tratar de problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Essa técnica também é utilizada para tratamento de pessoas que já tiveram ataques cardíacos e é ideal para alíviar o stress e pode até ajudar no tratamento de doenças mentais.

Efeitos Benéficos em várias partes do corpo

Os efeitos da massagem relaxante se dão em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos. E ainda se diferenciam de acordo com a intensidade da massagem, se for rápida têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante. Se for lenta têm efeito calmante e relaxante. Ela também atua em todo o corpo auxiliando na renovação celular e ajudando na circulação e irrigação dos órgãos e tecidos.
Massagem Relaxante Terapêutica – Quem pode fazer este tipo de massagem

Qualquer pessoa pode e deve fazer massagem relaxante. A maior vantagem dessas massagens é que, tanto uma quanto a outra são adaptadas à condição e idade de cada paciente.

As massagens relaxantes são um cuidado preventivo para manutenção da saúde, deve ser aplicada com frequência em todas as idades, desde o bebê até o idoso. Existem situações específicas – gravidez, lesões ou outras – que requerem cuidados especiais e que devem ser sempre comunicadas ao terapeuta massagista.

 

Massagem e massagistas Relaxantes